Skip to content

Marketing olfativo com aromatização de clínicas e consultórios

Marketing olfativo com aromatização de clínicas e consultórios

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A aromatização de clínicas e consultórios médicos é essencial para proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos pacientes, além de criar uma identidade única e positiva com a percepção olfativa do paciente.

Diariamente surgem ações inovadoras e uma das mais representativas é o marketing olfativo, conceito que começa a ganhar maior vulto no Brasil e que vem sendo difundido através da aromatização de inúmeras empresas, chegando às clínicas, consultórios e hospitais. A fidelização dos pacientes vai muito além do atendimento no consultório.

Aromatização de clínicas e consultórios médicos: O que é Marketing olfativo?

Até então, a tentativa de atrair e conquistar potenciais clientes vem sendo feita através de estímulos visuais, auditivos, táteis e gustativos. O marketing olfativo é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar com os sentidos, a fim de que sejam envolvidos e fidelizados pelo conforto, bem-estar e prazer proporcionados pela ambientação de um estabelecimento.

Um dos sentidos mais marcantes do ser humano, o olfato passou a ser explorado para envolver o cliente de várias formas. O aroma de um perfume, por exemplo, tem o poder de remeter uma pessoa a uma cena marcante do seu passado.

Antes de aplicar o marketing olfativo nesses espaços é fundamental conhecer o cliente, o tipo de serviço e chegar assim no aroma mais adequado.

Por ser um ambiente relacionado a saúde do paciente, o cuidado precisa ser ainda maior.

Além de demonstrar um ambiente limpo e esterilizado, a aromatização ajuda a relaxar e acalmar quem por ali transita quando feito da forma correta.

Marketing olfativo chega às clínicas e consultórios médicos

A aromatização de ambientes não é utilizada apenas com o objetivo de neutralizar odores ruins e deixar um cheiro agradável, mas também para melhorar o bem-estar, o relaxamento e o humor de todos os envolvidos nos serviços e também dos pacientes e acompanhantes.

Além de trabalhar positivamente com a percepção olfativa do paciente, estimula a concentração e aumenta a produtividade do funcionário, criando um ambiente de bem-estar e de acolhimento.

Assim, a intenção principal da aromatização de clínicas e consultórios médicos é fazer com que o paciente possa associar o ambiente encontrado com sensações agradáveis e esta experiência é uma forma de criar uma diferenciação, como uma identidade olfativa, que promete conquistar e fidelizar o paciente através de um vínculo emocional.

Esta capacidade de influência sensorial agrega valores e proporciona um diferencial ao serviço, em um ambiente de sofisticação que valoriza tanto o estabelecimento quanto os profissionais.

Qualquer espaço relacionado com a área de saúde e bem estar pode ser aromatizado

  • Clínicas
  • Consultórios médicos
  • Consultórios odontológicos
  • Hospitais
  • Farmácias

Benefícios da criação de uma identidade olfativa de clínicas e consultórios

  • Criar uma identidade olfativa;
  • Criar um vínculo emocional com o cliente;
  • Agregar valor e diferencial ao serviço;
  • Melhorar o humor dos clientes e funcionários;
  • Aumentar a atenção de todos os envolvidos no serviço;
  • Proporcionar bem-estar e relaxamento;
  • Deixar o ambiente agradável e acolhedor;
  • Criar uma atmosfera sofisticada, valorizando o serviço e o profissional;
  • Criar um ambiente alegre e descontraído;
  • Estimular a vontade do cliente em realizar novos tratamentos;
  • Aumentar a vontade de permanência na clínica/consultório.

Posts Relacionados