A aromatização de clínicas e consultórios médicos é essencial para proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos pacientes, além de criar uma identidade única e positiva com a percepção olfativa do paciente.
Diariamente surgem ações inovadoras e uma das mais representativas é o marketing olfativo, conceito que começa a ganhar maior vulto no Brasil e que vem sendo difundido através da aromatização de inúmeras empresas, chegando às clínicas, consultórios e hospitais. A fidelização dos pacientes vai muito além do atendimento no consultório.
Aromatização de clínicas e consultórios médicos: O que é Marketing olfativo?
Até então, a tentativa de atrair e conquistar potenciais clientes vem sendo feita através de estímulos visuais, auditivos, táteis e gustativos. O marketing olfativo é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar com os sentidos, a fim de que sejam envolvidos e fidelizados pelo conforto, bem-estar e prazer proporcionados pela ambientação de um estabelecimento.
Um dos sentidos mais marcantes do ser humano, o olfato passou a ser explorado para envolver o cliente de várias formas. O aroma de um perfume, por exemplo, tem o poder de remeter uma pessoa a uma cena marcante do seu passado.
Antes de aplicar o marketing olfativo nesses espaços é fundamental conhecer o cliente, o tipo de serviço e chegar assim no aroma mais adequado.
Por ser um ambiente relacionado a saúde do paciente, o cuidado precisa ser ainda maior.
Além de demonstrar um ambiente limpo e esterilizado, a aromatização ajuda a relaxar e acalmar quem por ali transita quando feito da forma correta.
Marketing olfativo chega às clínicas e consultórios médicos
A aromatização de ambientes não é utilizada apenas com o objetivo de neutralizar odores ruins e deixar um cheiro agradável, mas também para melhorar o bem-estar, o relaxamento e o humor de todos os envolvidos nos serviços e também dos pacientes e acompanhantes.
Além de trabalhar positivamente com a percepção olfativa do paciente, estimula a concentração e aumenta a produtividade do funcionário, criando um ambiente de bem-estar e de acolhimento.
Assim, a intenção principal da aromatização de clínicas e consultórios médicos é fazer com que o paciente possa associar o ambiente encontrado com sensações agradáveis e esta experiência é uma forma de criar uma diferenciação, como uma identidade olfativa, que promete conquistar e fidelizar o paciente através de um vínculo emocional.
Esta capacidade de influência sensorial agrega valores e proporciona um diferencial ao serviço, em um ambiente de sofisticação que valoriza tanto o estabelecimento quanto os profissionais.
Qualquer espaço relacionado com a área de saúde e bem estar pode ser aromatizado
- Clínicas
- Consultórios médicos
- Consultórios odontológicos
- Hospitais
- Farmácias
Benefícios da criação de uma identidade olfativa de clínicas e consultórios
- Criar uma identidade olfativa;
- Criar um vínculo emocional com o cliente;
- Agregar valor e diferencial ao serviço;
- Melhorar o humor dos clientes e funcionários;
- Aumentar a atenção de todos os envolvidos no serviço;
- Proporcionar bem-estar e relaxamento;
- Deixar o ambiente agradável e acolhedor;
- Criar uma atmosfera sofisticada, valorizando o serviço e o profissional;
- Criar um ambiente alegre e descontraído;
- Estimular a vontade do cliente em realizar novos tratamentos;
- Aumentar a vontade de permanência na clínica/consultório.